Célula solar de Perovskita atinge novo recorde de eficiência de 29.15%

Nos últimos anos as empresas têm vindo a apostar cada vez mais nas energias renováveis, sendo a energia solar uma das que mais evoluiu! Assim, além de termos um planeta mais verde, este tipo de energia é assim ainda mais bem aproveitado.

Comummente, os painéis fotovoltaicos que vemos instalados nas habitações ou quintas solares são 95% constituídos por células solares de silício, pois este é um material abundante e fácil de trabalhar.

No entanto, os painéis solares com células de silício já atingiram o seu máximo de eficiência, ou seja, já atingiram o máximo de rendimento que conseguem obter a partir da luz solar, que é de 27%, mas quando aplicados na prática, apenas se consegue uma eficiência de 17%.

A perovskita (composto por óxido de cálcio e titânio, CaTiO3) é assim um material mais raro, mais difícil de aplicar, mas que quando bem aplicado, permite obter eficiências energéticas recorde! A perovskita surge na forma de cristais ortorrômbicos (pseudocúbicos), com uma estrutura composta por átomos ou moléculas dos cristais ABX3.

 

Ler artigo na íntegra: https://www.portal-energia.com/recorde-de-eficiencia-energetica/

Fonte: Portal Energia